0
0
0
s2smodern

O CANTO NA LITURGIA

Neste dia 13 de outubro de 2002, com grande alegria, recebemos em nossa paróquia, nosso grande amigo, o Pe. Luciano Massulo. Tivemos a Formação “O CANTO NA LITURGIA”, ministrada pelo nosso grande amigo, o Pe. Luciano Massulo. Neste encontro foram abordados temas sobre música e canto na liturgia, o paradigma: cantar na liturgia ou cantar a liturgia e o que é o canto litúrgico.

O encontro teve a finalidade de promover entre os irmãos e irmãs de nossa comunidade, e de outras comunidades comparecentes, a desmistificação do sentido do canto na liturgia, mostrando-nos o quanto estão interligados estes estão e trazendo-nos de forma mais esclarecida importantes pontos a serem observados na liturgia e na música, desde a criação de uma música (observando aspectos desde seus acordes e letra), sua proposta e utilização de acordo com o sentido e mensagem que a Palavra nos traz, aspectos estes que devem ser observados de acordo com o Missal Romano.

De acordo com o aprendizado, a construção do ritual na liturgia, música e Palavra devem estar devidamente alinhados, tanto no que tange ao tempo litúrgico, usando músicas apropriadas a ocasião, bem como alinhadas ao grupo que o receberá. Citemos um exemplo colocado quanto a uma missa jovem do CLJ e uma missa do Coral, onde existem formas distintas de se levar através da música uma mesma palavra na liturgia.

Também foi enfatizado o fato de que a música é a forma que a assembleia participa ativamente da celebração, dando destaque ao canto de entrada. Assim, nos é apresentado que a música não pertence aos que a ministram, de forma que não pode ser “monopolizada” pelo grupo que a ministra, e que toda comunidade deva a conhecer e cantar junto, não sendo os músicos o ponto focal, mas a celebração.

Caso queira sabe mais sobre os tóṕicos que foram abordados neste abençoado encontro, você pode ver ou baixar a apostila com o conteúdo do encontro e entender ainda mais sobre os mistérios e maravilhas de Deus, por meio da liturgia e da música, que são pilares em nossa caminhada de fé.

Texto e Fotos: Pascom (Thiago)

Avisos Paroquiais

Paróquia São Vicente Mártir

Rua Victor Silva, 186
Bairro Camaquã - CEP 91910-170
Porto Alegre, RS

Atendimento

Telefone: (51) 3268-1509

 

Horário Secretaria Paroquial

Terça-feira a sábado
das 9h às 12h e das 14h às 18h